Este blog tem a finalidade de compartilhar experiências com a leitura e escrita. Somos professoras da Rede Estadual de Ensino,de São Paulo, participamos do curso “Melhor Gestão, Melhor Ensino” e o blog é mais uma ferramenta para auxiliar as nossas práticas de leitura e escrita em sala de aula. Este cantinho também visa a leitura de todos os tipos de texto... Venha, faça parte!

by Vladimir Volegov
sábado, 15 de junho de 2013
Situação de Aprendizagem e Estratégias de Leitura:
2º Bimestre
Texto:“Pausa” - Moacyr Scliar
Expectativas/Objetivos: Desenvolver as habilidades de Leitura e Escrita.
Público alvo: 6º ano
Tempo previsto: 4 aulas.
Conteúdos e temas: Elementos da narrativa: personagem, tempo, enredo, foco narrativo e espaço; descrições de lugares, descrição de personagens:traços físicos e psicológicos; características do gênero conto.
Competências e habilidades: Desenvolver e ampliar capacidades de leitura; reconhecer características do gênero ''Conto''; levantar conhecimento prévio; realizar inferências e levantar hipóteses; inferir o assunto de um texto; identificar elementos da narrativa; produzir um resumo.
Estratégias de ensino: Leitura compartilhada; sondagem com base no repertório e conhecimento dos educandos; produção de texto.
Recursos: Dicionários, cópia do texto.
Avaliação: Processual - registro de participação dos alunos; a atividade síntese de produção textual e apresentação/compartilhar os textos com os colegas.
Estratégias de Leitura:
Antes da Leitura
Ativação de conhecimentos de mundo:
Vocês conhecem o autor Moacyr Scliar?
Vocês sabem que tipo de texto ele escreve?
Já leram algum texto dele?
Antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades dos textos:
O que significa PAUSA ?
Vocês fazem PAUSA em que momento?
A PAUSA é importante para quê?
Vocês acham que este texto que vamos ler trata-se de uma história real ou é ficção?
Como será o texto? Misterioso, triste, sério, engraçado, trágico?
Quem será o narrador? Ele participa ou não da narrativa?
Durante a Leitura
Checagem de hipóteses:
Já é possível identificar o narrador?
Quem são as personagens da história?
É descrito o espaço onde se faz a pausa?
Produção de inferências locais:
Onde se passa a história?
Quais expressões ou palavras são usadas para descrever os sentimentos e ações das personagens?
Qual é o relacionamento entre as personagens da história?
Para onde ele vai? E o que faz?
Como é marcada a passagem de tempo na história?
O que acontece com as personagens?
Como agia a personagem principal no início da trama e no final?
De que forma ele fazia a pausa?
Quais palavras ou expressões vocês não sabem o significado?
Vamos tentar achar os significados pelo contexto?
Depois da leitura
Produção de inferências globais:
Samuel era feliz em seu lar?
Por que será que ele agia assim?
Será que todas as pessoas se comportam da mesma forma que a personagem Samuel?
O que leva uma pessoa a se comportar desta maneira?
Quais pistas o autor nos deixa?
Recuperação do contexto de produção do texto:
Este tipo de texto aparece em que veículo de comunicação?
Para que tipo de leitor o autor escreveu este texto?
Qual é a possível intenção do autor Moacyr Scliar em escrever o texto? O que o autor quer provocar nos leitores?
Como a PAUSA é tratada pelo autor?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário