Este blog tem a finalidade de compartilhar experiências com a leitura e escrita. Somos professoras da Rede Estadual de Ensino,de São Paulo, participamos do curso “Melhor Gestão, Melhor Ensino” e o blog é mais uma ferramenta para auxiliar as nossas práticas de leitura e escrita em sala de aula. Este cantinho também visa a leitura de todos os tipos de texto... Venha, faça parte!

by Vladimir Volegov
quinta-feira, 13 de junho de 2013
Capacidades de Leitura
Capacidades de Decodificação
Compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas (outros sistemas de representação); Dominar as convenções gráficas; Conhecer o alfabeto; Saber decodificar palavras e textos escritos; Saber ler reconhecendo globalmente as palavras; Ampliar a sacada do olhar para porções maiores de texto que meras palavras, desenvolvendo fluência e rapidez de leitura.
Capacidades de Compreensão
Ativação de conhecimentos de mundo; Antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades dos textos ; Localização e/ou cópia de informações; Comparação de informações; Levantamento e checagem de hipóteses sobre todo o texto ou partes do texto; Produção de inferências locais; Produção de inferências globais; Generalizações.
Capacidades de Apreciação e Réplica
Recuperação do contexto de produção do texto; Definição de finalidades e metas da atividade de leitura; Percepção de relações de interdiscursividade e intertextualidade; Percepção de outras linguagens como elementos constitutivos dos sentidos dos textos e não somente da linguagem verbal escrita; Elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; Elaboração de valores éticos e/ou políticos.
Fonte:
ROJO, R. H. R. (2002) A concepção de leitor e produtor de textos nos PCNs: “Ler é melhor do que estudar”. In M. T. A. Freitas & S. R. Costa (orgs) Leitura e Escrita na Formação de Professores, PP.31-52. SP: Musa/ UFJF/INEP-COMPED.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário